Acupuntura Sistêmica

 ACUPUNTURA SISTÊMICA

É uma técnica chinesa surgida há mais de cinco mil anos baseada no princípio de que o desequilíbrio de energia causa doenças no corpo.

acup2

acupuntura (do latim acus – agulha e punctura – colocação ) é um ramo da medicina tradicional chinesa e, de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar. Foi também declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) em 19 de novembro de 2010.

O tratamento consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo. Chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativa ou complementarmente, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia e, mais recentemente, a eletroacupuntura.

acup

A estreita relação entre o uso das agulhas e da moxa, na acupuntura, fica evidente na tradução literal da expressão que, em chinês, designa acupuntura (Zhen Jiú – 针灸), sendo Zhen (针) agulha e Jiú (灸) fogo (ação de cauterizar). O leque de opções do acupunturista, entretanto, costuma ser bem mais amplo, podendo-se estimular os acupontos e meridianos com os dedos, jade (gua sha), ventosas (ventosaterapia), massagens (tui na) e outras técnicas, como por exemplo a sangria.

Importante salientar

Uma das maiores dificuldades em qualquer área da ciência é diagnosticar uma situação, no caso da medicina, a doença. A premissa “diagnóstico correto, tratamento correto, a excelência do resultado”, é verdadeira.

Quando a energia do Ser Humano está em desarmonia, pode manifestar-se em sintomas e sinais clínicos que , inicialmente, não vagos, inespecíficos, mas são decorrentes de desarmonias dos Zang Fu (órgãos e vísceras).

A acupunacupunturatura vem analisar sob a luz da medicina energética qual o significado de sintomas e de sinais clínicos que se manifestam no Homem e, a partir deste conhecimento, compreender o mecanismo energético do processo de adoecimento para, então, procurar, com o tratamento adequado, abordar a evolução da desarmonia energética.

A técnica da acupuntura, através da utilização de agulhas ou não, vai tratar esta desarmonia dando um equilíbrio físico, mental e emocional ao Ser e reestabelecendo sua comunicação com o mundo de forma mais harmônica.

 

A acupuntura sistêmica é uma técnica tradicional da medicina chinesa. É utilizada para estimular o equilíbrio do organismo atuando diretamente nos “canais de energia”, os meridianos que temos ao longo de todo o nosso corpo, que estão ligados diretamente aos nossos órgãos e vísceras.ea

Quando sofremos de alguma patologia, ocorrem desordens físicas e/ou emocionais. Por atuar nos Quando sofremos de alguma patologia, ocorrem desordens físicas e/ou emocionais. Por atuar nos meridianos do corpo, a acupuntura sistêmica é capaz de harmonizar as energias do indivíduo, normalizando o fluxo e restabelecendo o bem-estar do paciente.

 

Iniciar novos hábitos e cuidar melhor da saúde são planos comuns a cada início de ano. E isto, certamente, não é uma tarefa fácil. Então, se você realmente deseja cuidar melhor de si a partir deste ano que se inicia, você precisa conhecer o que a Medicina Tradicional Chinesa – MTC tem para te oferecer. A integração Corpo-Mente proposta pela MTC é uma das mais antigas do mundo e, sem dúvida, é absolutamente eficaz para promover sua saúde e evitar o adoecimento. A Acupuntura, técnica básica da MTC, harmoniza nossa energia vital proporcionando-nos saúde e bem estar. Para o senso comum, a Acupuntura trata apenas a dor. De fato, a dor é facilmente tratada com a Acupuntura, mas não apenas ela! A Acupuntura trata praticamente todas as desarmonias que afetam nossa saúde: de problemas digestivos a dores diversas, de distúrbios menstruais a problemas psicológicos e emocionais, tudo isso pode e deve ser tratado também com a Acupuntura. E esta não é a única técnica terapêutica da MTC! Você pode também conhecer as outras técnicas como: ventosaterapia, moxabustão, magnétoterapia, RMA…

A base da MTC é a grande manutenção do fluxo de energia (Qi), a preservação da saúde, o fortalecimento do organismo e suas autodefesas(imunologia).

assina_post