Feng Fu – Palácio dos Ventos – VG16

风府Fengfu(DU16VG 16

 Palácio do Vento

O ponto Feng Fu é um desses pontos de pressão que oferecem incríveis benefícios à saúde. Esse ponto se encontra localizado exatamente onde se unem a cabeça e o pescoço, e seu significado em nosso idioma é “Palácio do vento”.


Feng Fu (VG16) é indicado para todos os tipos de doença por vento.


Resultado de imagem para ponto vg 16

LOCALIZAÇÃO DO PONTO: Situa-se na região occipital, sob a protuberância occipital, na linha média do corpo, ou a 1cun acima da linha de inserção dos cabelos.

 

 

CARACTERÍSTICAS DO PONTO

A partir deste ponto, o Du Mai envia Canais de Energia Secundários para o cérebro.

Ponto do Du Mai que recebe a Energia do Canal de Energia Curioso Yang Wei e Principal da Bexiga.

O Vento Perverso pode penetrar através deste ponto de Acupuntura e atingir o cérebro, provocando: calafrios, sudorese, dores de cabeça, peso no corpo e temor ao frio

Local de concentração de Energia de Defesa.

  • Ponto de cruzamento com o Yang Wei Mai.
  • Ponto Mar da Medula.
  • Ponto Janela do Céu.

Resultado de imagem para ponto vg16 acupuntura

INDICAÇÕES DO PONTO

Apoplexia
Hemiplegia
Todas as afecções da cabeça
Contratura muscular do pescoço
Contratura da língua ( que impede de falar )
Distúrbios mentais
Resfriado
Paresia de membros
Imaturidade cerebral
Afonia súbita
Surdez súbita

 

Funções Energéticas do Ponto

Circula o Yang Qi do corpo, Circula os Qi Perversos dos três Yang, 
Harmoniza o Qi do Pulmão ,Clareia a mente, Guarda o Shen no Coração, 
Dispersa o Vento, o Vento-Frio e o Vento-Calor.

No cérebro acha-se o mar da medula seu ponto de transmissão, em cima está colocado sobre o Gai (tampa) ou ápice do crânio; em baixo sobre o Feng Fu (habitáculo do vento) o ponto nº16 do Vaso Governador“.

 Em termos de neurofisiologia a estimulação de VG20, Bǎi Huì  o ponto do ápice da cabeça corresponde aos territórios do nervo trigêmeo (ramos supra – orbitário e auriculo-temporal respectivamente da divisão oftálmica e mandibular do V par craniano) e do nervo occipital maior, que contém fibras de nervo raquidiano do segundo nervo cervical – C2. Os ramos do occipital maior do 2 nervo cervical e terceiro ramo occipital do 3 nervo cervical inervam a pele na região de VG16Fēng Fǔ .(Chen, 1997) Uma correspondência à estimulação dos núcleos da ponte e áreas associadas ao controle da respiração, postura, vômito e regulação orgânica no tronco cerebral, em tese, pode ser testada como efeito dessa estimulação.

O cérebro é o mar da medula, seu acuponto mais importante é o ponto Baihui (VG20) e o menos importante é o ponto Fengfu (VG16)”.

O cérebro é o mar da medula e a cavidade do Shen original. A medula é produzida a partir da essência, não é a medula óssea da visão da medicina ocidental e sim, pela visão da MTC, é uma substância que serve de matriz comum para ossos, medula óssea, cérebro e medula espinhal. A medula é a base para a formação da medula óssea que nutre os ossos, sendo estes dependentes do controle dos Rins.

” o mar da medula em excesso significa um relaxamento muscular que ultrapassa a medida”… O que pode muito bem ser referências ao coma, estupor ou paralisia flácida numa escala de gradações do relaxamento e …”o mar de medula em insuficiência provoca zumbidos de ouvidos com atordoamento do cérebro. (vertigens). Observa-se dores intensas nas pernas, vertigens e perturbações na vista. O relaxamento incita ao sono“…

Também não é por acaso que o tratamento de acupuntura que utiliza os referidos pontos (VG20, VG16) destina-se a afecções neuropsiquiátricas (esquizofrenia, comportamento maníaco, depressão) manifestações neurológicas (apoplexia, afasia, hemiplegia, convulsão, falta de memória, cefaléia, tontura, tinnitus, obscurecimento da visão) e psicossomáticas (rigidez do pescoço, palpitação, prolapsos do reto e útero, febre).

Também enunciada no Nei-ching e Su-Wen ao afirmar que o cérebro (mar de medula) articula as relações entre o Jing (energia ancestral que vem dos rins) e o Shén (神) a energia comandada pelo coração.

Imagem relacionada


Bulbo:Interfere no controle da respiração, é um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e atua ainda, como passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula. Bulbo: É também conhecido por bulbo raquídeo ou medula oblonga. Tem a forma de um cone e é a parte mais caudal do tronco encefálico.

 

Para estimular o ponto Feng Fu é utilizada uma terapia com gelo, com a qual a pessoa poderá se sentir mais jovem e cheia de energia.


A Terapia com gelo, no ponto VG16 não é indicado, como vem mostrando alguns artigos e videos, pois a invasão do Frio, dentro da MTC, ocorre exatamente nesta região o que seria prejudicial a saúde.

Sentir-se jovem e cheia de energia, vai depender de muitos fatores, alimentação, sono, pensamentos…

 

Desacelerar processo de envelhecimento, não depende unicamente deste ponto e sim de muitos fatores, depende muito do tipo de pessoa, suas atividades, atitudes…

Sim, este ponto tonifica o organismo, dá vitalidade, gera maior suporte de sangue ao cérebro.

 

Se precisamos ativar este ponto, poderá ser realizado de varias formas como acupuntura com agulhas ou não, massagem, aplicação de ervas…e até mesmo o Reik.

Neste ponto, não se utiliza a Moxa, pois desprende muita energia e pode baixar a pressão arterial do individuo.

Energia perversa invade no ponto VG16 (“mar dos canais Yang”), devendo as mulheres proteger o pescoço.

Mar dos Alimentos: E30 e E36;

Mar do Sangue: B11, E37 e E39;

Mar do Qi: VC17, VG15, VG14 e E9;

Mar da Medula: VG20 e VG16.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*