Massagem Relaxante / Terapêutica

À ORIGEM DA MASSOTERAPIA:

massoterapia3

      É impossível precisar onde e como surgiu a prática da massoterapia, uma vez que os registros são muito antigos e oriundos de civilizações e culturas diversas.

Os registros mais remotos que chegaram aos tempos atuais datam das seculares civilizações orientais e do Egito Antigo. Os sacerdotes egípcios recebiam massagens após seus banhos, com aplicação de óleos aromáticos, na China, o livro mais antigo do qual se tem conhecimento chama-se Clássico da massagem de Qi Bo e do imperador Amarelo, datado de 300 a.C. Seus exemplares não resistiram ao tempo, e a obra mais antiga que chegou aos nossos dias é Han Quan Shu (O livro de massagem da dinastia Han). Escrito aproximadamente em 150 d.C., é composto de dez volumes.

     Hipócrates usava a massagem como uma de suas técnicas terapêuticas. Gregos e romanos eram adeptos da massagem para relaxamento e prevenção de doenças. Durante a Idade Média, porém a massagem foi banida dos países europeus, por considerarem o toque no corpo como pecaminoso e se esquecendo do trabalho terapêutico.

Vários séculos depois, a massagem ressurgiu no ocidente – inicialmente na França, Suécia e Holanda. Em 1968, o médico holandês desenvolveu algumas técnicas, baseando-se nos então recentes conhecimentos da fisiologia, ciência emergente na época. Desde então, a massagem começou a ser conhecida e aceita como método terapêuticos nos meios acadêmicos. Contudo, foi na Suécia que o método ganhou um impulso mais forte, dando origem à atual escola de massagem sueca e a todas as outras escolas espalhadas por todo o mundo.

O que é Massoterapia?

A Massoterapia é a arte mais antiga de tratamento através das mãos, sendo um método não invasivo e totalmente natural. A palavra Massoterapia é composta por um radical latino, Masso, que significa massagem e deriva do latim massa. O termo terapia vem do grego therapia, que significa tratamento. Portanto, Massoterapia é o tratamento realizado através da massagem.

masso2

Na concepção atual Massoterapia seria a manipulação cientifica de tecidos moles para promover a restauração e/ou reeducação da função.

Massoterapia – Masso – Amassar/pressionar/fricção.

Terapia – Tratar, cuidar.

masso1

MASSAGEM RELAXANTE

massagem relaxante promove a melhora na circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes. Realizada através de movimentos suaves e firmes por todo o corpo, proporcionando relaxamento da musculatura e aliviando as tensões e stress.

masso1

 

 

 

Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendõesligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.

Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão. Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “Terapia de Massagem Terapêutica”.

MASSAGEM TERAPÊUTICA

Com muita freqüência, a massagem terapêutica é usada como um recurso associado a outros tratamentos complementares ou convencionais.

O relaxamento, que em si mesmo possui um valor terapêutico, talvez seja o efeito mais livremente associado com a massagem.

Em 1800 a.C, os hindus usavam a massagem para redução de peso, indução do sono, combate à fadiga e relaxamento.

Per Henrik Ling (1776-1839) desenvolveu a ciência da “ginástica”, forma de tratamento que combinava massagem e exercícios. O componente de massagem como forma de terapia não foi particularmente salientado por Ling, já que era apenas uma parte do tratamento geral e ele dava maior importância aos exercícios realizados pelo paciente e pelo “ginasta” (o profissional da massagem). O sistema de tratamento de Ling ficou conhecido como o Movimento Sueco, ou Movimento da Cura. Muitos anos após sua morte, a massagem foi retirada das rotinas de tratamento e praticada isoladamente como massagem sueca. Da mesma forma, ocorreram mudanças nos objetivos do tratamento. Ling também havia defendido o Movimento Sueco para melhorar a higiene e evitar doenças, mas, no final do século XIX, os médicos interessavam-se pelo método de Ling apenas como um tratamento para doenças.

O sistema de massagem de Ling foi introduzido na Inglaterra em 1840, logo após sua morte.

Em 1850, o dr. Mathias Roth escreveu o primeiro livro em inglês sobre os movimentos suecos. Ling fundara o Instituto Central de Ginástica de Berlim em 1813 e apontara Lars Gabriel Branting como seu sucessor. Uma das alunas de Branting, lady John Manners, duquesa de Rutland, conseguiu que Branting tratasse as dores reumáticas da rainha Vitória, e o sucesso amplamente divulgado do tratamento de Branting com a “ginástica” criou uma nova demanda da Cura pela Massagem Sueca.

Os gregos começaram a usar a massagem por volta de 300 a.C, associando-a com exercícios para a boa forma física. Os gladiadores recebiam massagens regulares para o alívio da dor e da fadiga muscular. Diz-se que Júlio César costumava ter todo o corpo beliscado e friccionado com óleos.

Na Grã-Bretanha, a massagem era usada pelos membros da Incorporated Society of Massage para o tratamento de soldados feridos na Guerra dos Bôeres (século XIX).

Os benefícios da massagem no tratamento de ferimentos de guerra foram salientados em um livro escrito por James Mennell em 1920.

Trabalhava sob a orientação de Sir Robert Jones, diretor do mesmo hospital. Na apresentação do livro, Sir Robert afirma, sobre a massagem: Como um complemento ao tratamento cirúrgico, a massagem pode ser empregada para aliviar a dor, reduzir o edema, auxiliar a circulação e promover a nutrição dos tecidos.

O termo que ele usou para a prática da massagem foi, “físico terapêutica”, e definiu seu efeito como “a restauração da função”.

massagemter

É a aplicação de técnicas para finalidades terapêuticas, anti-stress, relaxamento, esportiva. Utiliza-se da manipulação manual dos tecidos moles do corpo.

masso

 

assina_post