Spiral Taping – Técnica do Esparadrapo

Spiral Taping

Técnica indolor que desde 1980 vem sendo utilizada com grande sucesso no combate das dores no corpo, oriundas de doenças como reumatismo, artrite e lesões decorrentes de atividades físicas. Ela surgiu no Japão, quando Nobutaka Tanaka inaugurou, em 1979, sua clínica como acupunturista, logo após a sua graduação como técnico de ortopedia na Escola de Ortopedia de Kansai.

Ele observou que atletas com lesões musculares, mesmo depois de já tratados, ou não, apresentavam melhoras de acordo com a maneira do enfaixamento da região onde houvesse dor. As dores diminuíam se as faixas eram giradas no sentido horário ou anti-horário. O Prof. Nobutaka Tanaka obteve resultados incríveis ao pesquisar e utilizar a técnica, a qual denominou de Terapia Spiral Balance.

Em 1985 concluiu que uma simples tira poderia melhorar e fazer desaparecer as dores. A isso, deu o nome de Spiral Taping, cuja a origem foi a Teoria Spiral Balance. Esta é a mais nova técnica que tem a sua origem na Medicina Tradicional Oriental, e todas as pessoas que se beneficiaram com a sua aplicação são a prova real da sua eficiência.

A técnica pode ser usada tanto preventiva quanto terapeuticamente. É uma técnica não invasiva, facilitadora ou complementadora com regras, indicações e contra-indicações. O objetivo da técnica não é a imobilizar o local da lesão, como é feito convencionalmente. O esparadrapo agirá com a função similar ao das fáscias, periósteo e cápsula articular, no intuito de proteger os músculos, tendões e articulações.

 


 A técnica do Spiral terapia consiste na colagem de fitas adesivas sobre a pele, melhorando de forma imediata as dores, contraturas, distensões, processos inflamatórios e outros, além de resultar no relaxamento das tensões musculares, diminuir edemas, melhorar a mobilidade e o desempenho nas atividades.

 

      

      

PÚBLICO: Massoterapeutas, Shiatsuterapeuta, Acupunturistas, Fisioterapeutas ou estudantes destas áreas.

MATERIAL À SER FORNECIDO: Apostila e Certificado
Conteúdo
Introdução, Definição, Histórico, Indicações, Contra – indicações, Efeito da técnica, Objetivos, Material utilizado, Tipos de malhas, Precauções, Técnica do Spiral Taping, O’Ring Test, Etiologia, Técnicas de tratamento, RMA (algumas noções), Magnetoterapia, Prática!

        

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*