Tratamento Caseiro para Dores Musculares e Articulares

Compressa de Sal Grosso

compressa q

 

Utilizado sempre em lesões crônicas.

Promove acompr vasodilatação, o que melhora a nutrição e elasticidade dos tecidos (tendões e músculos), diminui a rigidez articular, relaxa a musculatura e igualmente reduz a dor (efeito analgésico), logo o processo de recuperação muscular será mais rápido.

Aumenta a circulação local

Acelera a cicatrização

Aumenta a supuração

Torna o exsudato mais fluido

Aquece as partes frias, aumenta a temperatura.

As dores musculares, mais concretamente mialgias, é um sintoma que pode acontecer devido a vários problemas. As causas mais comuns envolvem o uso de carga intensa de um músculo ou grupo de músculos.

dor

A mialgia sem história traumática é comumente associada à infeções virais, e mialgias a longo prazo podem ser sinal de uma miopatia metabólica, deficiências nutritivas ou síndrome de fadiga crónica.

No entanto como a causa mais comum destas dores musculares se deve ao uso excessivo ou repetitivo do musculo, ou alongamento, ou mesmo após a prática de exercício físico sem o corpo estar habituado.

Preparação

É relativamente simples de preparar, apenas precisa de 500g de sal grosso e um tecido grosso, tipo pano de prato ou uma meia grossa.

pote sal grosso

para sal grosso

  1. Aqueça o sal grosso no micro-ondas por cerca de 3min, em um recipiente não plástico ou numa panela sobre o fogo. Aquecendo somente o sal grosso, puro.
  2. Após envolva no tecido.
  3. Em seguida aplique a compressa sobre o músculo, deixando atuar durante meia hora. Caso fique muito quente para aplicar sobre a pele, coloque uma toalha sobre a mesma e após aplique a compressa.

gr sal

 

salgros

 

  1. Aplique este procedimento pelo menos 2 vezes ao dia (o sal deve ser sempre aquecido antes de aplicar, logo deve repetir sempre estes passos).

compressas

Contra Indicações

Não usar em processos inflamatórios, feridas abertas, hemorragias

Quando a vasodilatação aumentar a dor, pois a vasodilatação cerebral aumenta a pressão e consequentemente a dor.

É contra-indicada quando é necessário evitar a supuração como em apendicites. Neste caso, aplica-se gelo.

salgrosso no ttam

O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas. Ele tem o mesmo cumprimento da onda de cor violeta, capaz de neutralizar campos eletromagnéticos negativos (Revista Bons Fluidos).

O principal beneficio do Sal Grosso é que ele retém o calor, logo é vasodilatador e também porque reduz a umidade, umidade esta que pode invadir o corpo de duas formas, interna e externamente.

Dentro da Medicina Tradicional Chinesa, aprendemos que a umidade é o Qi principal do “verão prolongado”.

O calor yang diminui, o vapor de água sobe e se aquece, o Qi da água se eleva.

A umidade se apresenta de duas formas, interna e externa.

A umidade externa ocorre devido à agressão externa, em um clima úmido, ou quando se atravessou a água, que se molhou pela chuva, ou que mora em lugar úmido.

A umidade interna se produz porque o Baço não mais exerce sua função de “resistência e Transporte”, onde a água-umidade se acumula devido uma alimentação desregrada.

Neste caso a alimentação desregrada, deve-se ao uso excessivo de doces e líquidos gelados o que ocorre a produção de umidade no organismo.

OBS.: o ideal é substituir o doce ruim pelo doce saudável, como suco de uva natural, passas de uva…, comer frutas em temperatura ambiente ou cozidas, assim como verduras e legumes refogados ou em temperatura ambiente.

Os líquidos devem ser consumidos em temperatura ambiente ou quente.

O ataque da Umidade no organismo.

Quando se é atacado pela umidade externa, o bom funcionamento do Baço é prejudicado e a umidade se desenvolve no corpo.

OBS. uma boa dica, para fazer com que o Baço trabalhe corretamente, é o uso diário da água quente, como consumo d’água diária.

A umidade é de natureza “pesada” e “turva”, também é de natureza “colante” e “ estagnante”.

Esta invasão da umidade no organismo, faz com que a função do Baço de transporte e transformação fiquem prejudicadas, gerando vários sintomas, varias deficiências, como:

Cabeça pesada e corpo cansado e sem força, podendo ocorrer parestesias, articulações dolorosas e pesadas.

Impurezas no rosto, cera nos olhos, cera nos ouvidos, fezes pastosas, eczemas…

Também pode, em certos casos, ocorrer falta de apetite, boca pastosa, ausência de sede, náuseas, diarreia pastosa ou liquida, edema, urina turva.

A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite no quarto, para que o sono não seja perturbado.

Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. Para quem mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias. Já foi considerado o ouro branco (salmoura para conservar alimentos).

Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo descritas:

Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.

Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos e caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada .

A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa.

Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.

Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias ruins e é relaxante. O único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado.

Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. Também tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a vontade de viver.

No Japão, o sal é considerado poderoso purificador. Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora. Símbolo de lealdade na luta de sumô. Os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade.

 

Modo de tomar o banho de sal grosso:

Após seu banho convencional, deixe um punhado de sal grosso escorrer do pescoço para baixo, embaixo da água da ducha. Uma opção que agrada muitas pessoas, é colocar um punhado de sal dentro de uma meia, e repousar esta na nuca (atrás do pescoço) debaixo da ducha. Não é aconselhável banhos frequentes com o sal.

De preferência para os banhos na fase da Lua Cheia, utilize velas no banheiro, e se quiser ativar sua intuição, apague as luzes do banheiro.

 

Benefícios de banhos e escalda pé com sal grosso:

*Fisiológicos·*

Ajuda a desintoxicar o corpo e afastar os vírus· Estimula a circulação natural para a melhoria da saúde· Ajuda a aliviar o pé do atleta, calos e calosidades· Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações· Ajuda a aliviar artrite e reumatismo· Ajuda a aliviar a dor lombar crônica

*Benefícios estéticos:*

Tira as impurezas da pele. Alivia irritações da pele como psoríase / eczema· Alivia comichão, ardor e picadas· Suaviza e amacia a pele· Incentiva a pele se renovar· Ajuda a curar as cicatrizes· Restaura o equilíbrio a umidade da pele

*Ocupacional ·*

Alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna.

Alivia a tensão nas mãos e punhos

Ajuda a aliviar lesões no desporto Psico-física

Aqui fica a dica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*